Publicado em 22/04/2025 às 17:36,
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, inaugurou nesta terça-feira (22), o refeitório para os servidores, espaço projetado com preocupações ambientais e de sustentabilidade, em que nenhuma árvore precisou ser cortada, integrando-se à paisagem do Parque dos Poderes. O deputado ainda confirmou para junho a entrega da primeira etapa das obras do estacionamento vertical, que está na fase final de construção.
“Entrego hoje essa obra para servir aos funcionários terem um local adequado para fazerem suas refeições, e à população de Mato Grosso do Sul. Agradeço aos deputados Paulo Corrêa e Zé Teixeira (ambos do PSDB), que trilharam esse caminho e a todos que estão aqui”, declarou Gerson.
Segundo o arquiteto Neder Schabib Peres, da Secretaria de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, o refeitório tem 350 m² de área construída, com 250 m² de salão. Os servidores têm à disposição micro-ondas, fornos elétricos, freezers adaptados, bebedouros e bancadas com pias. Separado do prédio principal, há o bloco dos banheiros, feminino, masculino e o banheiro de acessibilidade.
O prédio tem uma parede de vidro que possibilita a quem estiver lá contemplar a natureza do Parque dos Poderes.
Estacionamento
O edifício/garagem, que será entregue em dois meses, vai oferecer 700 vagas, distribuídas no subsolo, solo e 1⁰ pavimento, dobrando a capacidade atual dos estacionamentos existentes. A cobertura receberá painéis solares fotovoltaicos que garantirão energia solar para o suprimento da Assembleia.
O edifício foi projetado com 16 mil metros quadrados de área construída, aproximadamente 11 mil m² nesta primeira fase, com 400 vagas de estacionamento. A expectativa dos engenheiros da obra é que, daqui a cinco meses, no final do 1⁰ semestre, seja entregue esta primeira fase do novo estacionamento, que é a etapa mais demorada, pois envolveu a escavação e fundação a partir do subsolo.
A segunda etapa será iniciada na sequência e abrange 5 mil metros, com previsão de oferecer 300 vagas. No térreo, terá uso misto, servindo como estacionamento e como uma área coberta onde poderão ser realizados eventos, como a festa junina e a largada da Corrida dos Poderes, que integram o calendário anual de eventos da Assembleia.